Meditação caminhando


A mente pode ir em mil direcções. Mas neste caminho bonito, eu entro em paz. Com cada passo, um vento gentil sopra. Com cada passo, flores se abrem.

Enquanto caminha, esteja completamente atento ao seu pé, ao chão, e à conexão entre eles, que é sua respiração consciente. As pessoas dizem que caminhar sobre a água é um milagre, mas para mim, caminhar pacificamente na Terra é o milagre real. A Terra é um milagre. Cada passo é um milagre. Dar passos em nosso planeta bonito pode trazer real felicidade.

Quando praticamos esta meditação, nos sentimos profundamente à vontade, e nossos passos são os da pessoa mais segura sobre a Terra. Meditação caminhando realmente é desfrutar o andar - andar não para chegar, apenas por caminhar, estar no momento presente, e desfrutar cada passo. É bom deitar fora todas as preocupações e ansiedades, sem pensar no futuro, sem pensar no passado, apenas desfrutando o momento presente. Qualquer um pode fazer isto. Leva pouco tempo, alguma plena atenção, e o desejo de estar contente.

Nós caminhamos todo o tempo, mas normalmente é em passo de corrida. Nossos passos apressados imprimem ansiedade e entristecem a Terra. Se nós pudermos dar um passo em paz, poderemos dar dois, três, quatro, e então cinco passos para a paz e felicidade da espécie humana.

Enquanto caminhar, pratique a respiração consciente contando passos. Note cada respiração e o número de passos que dá enquanto inspira e enquanto expira.

Não tente controlar sua respiração. Dê aos seus pulmões todo tempo que precisam e simplesmente note quantos passos dá enquanto seus pulmões se enchem e quantos passos leva para esvazia-los, atento à sua respiração e aos seus passos. A chave é a plena consciência.

Eis um verso simples para praticar enquanto caminhamos:

"Sim, sim, sim" enquanto inspiram, e,
"Obrigado, obrigado, obrigado" enquanto expiram.

Eis uma resposta para a vida, para a sociedade, e para a Terra de um modo positivo.

Retirado da tradução do livro “Calming the fearful mind” – Thich Nhat Hanh

Sem comentários:

Enviar um comentário